sala de aula

Peixes

A- Características gerais:

R: O corpo dos peixes com esqueleto é geralmente achatado lateralmente e fusiforme (mais afilado nas extremidades e avolumado no meio), facilitando seu deslocamento na água.
A pele é recoberta por escamas, que protegem o corpo, e secreta um muco, que deixa o corpo escorregadio e ajuda no deslocamento em um meio relativamente viscoso como a água.
A respiração dos peixes ósseos ocorre por meio de brânquias. As brânquias são cobertas por uma peça óssea denominada opérculo.
São animais ectotérmicos, ou seja, a temperatura do seu corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente; nesse caso, a água.


B-Como é a respiração do peixes:

A respiração dos peixes ósseos ocorre por meio de brânquias, estruturas Formadas por pequenos filamento ricos em vasos sanguíneos.As brânquias são cobertas por uma peça óssea denominada opérculo.A água entra pela boca, é direcionada para as brânquias e depois sai pelo Opérculo.A troca de gases ocorre quando a água passa pelas brânquias e o gás carbônico trazido pelos vasos sanguíneos é liberado na água pelos opérculos.

C-Como é a reprodução dos peixes:
A maioria é ovípara, ou seja, pão ovos. Geralmente nos peixes ósseos,a fecundação é externa e nos cartilaginosos é interna.


D-Beneficios dos peixes para os seres humanos:

Os peixes são ricos em proteínas de alta qualidade.

Por serem ricos em aminoácidos essenciais (substâncias não produzidas pelo nosso organismo), os peixes possuem proteínas com valor nutritivo ligeiramente superior às das carnes vermelhas (como as de boi e porco). Além disso, as proteínas dos peixes são de alta digestibilidade, favorecendo o processo de digestão.

Em geral, os peixes possuem menos gordura que a maioria das carnes bovinas e suínas.

A porcentagem de lipídeos (gorduras) da maioria dos peixes encontra-se entre 0,2 a 23,7%. Essa quantidade varia de acordo com a espécie, sexo, idade, tipo de alimentação, estação do ano (verão ou inverno) entre outros fatores. Assim, eles podem ser classificados em:

Baixo teor de gordura: menor que 2%

Médio teor de gordura: de 2 a 5%

Alto teor de gordura: acima de 5%

Os peixes de carne clara como, por exemplo, bacalhau, badejo, corvina, carpa, dourado, garoupa, linguado, pescada; apresentam menor quantidade de lipídeo que os de carne escura como, por exemplo, atum, anchova, arenque, bagre, cavala, sardinha, salmão, tainha.

Os peixes são ricos em ômega 3.
Os peixes são boas fontes de vitaminas e minerais.




E-Quais os tipos de esqueletos que os peixes podem ter e de exemplo:

O tipo de esqueleto é uma importante característica que divide os peixes
Em dois grandes grupos: peixes com esqueleto ósseo e peixes com esqueleto cartilaginoso(formado por cartilaginosos).





            ANFÍBIOS 
  

  

1-O que significa anfíbios?  

R: Os anfíbios são representados por sapos, rãs pererecas, salamandras, e cobras cegas.
 Foram os primeiros vertebrados a colonizar o meio terrestre.
 O nome anfíbio se deve ao fato de que a maioria das espécies vive uma
parte de sua vida na água e a outra parte na terra. Assim como os peixes, eles são ectotérmicos.  


2- Características gerais e exemplos:

R: Dependência parcial do meio aquático, visto que precisam da água
para evitar a dessecação da pele e de seus ovos, que não têm casca protetora.  
A maioria dos anfíbios adultos realiza respiração pulmonar e cutânea.
A respiração cutânea é feita através da pele, por onde o gás oxigênio entra diretamente. Nas fases larvais, a respiração é branquial.
Pele lisa animais carnívoros, tanto podem se alimentar de insetos, aranhas e minhocas como podem comer outros anfíbios.


GRUPOS

Os anuros: representam o grupo mais diversificado de anfíbios
Os sapos apresentam pele enrugada e membros posteriores longos; as pererecas apresentam, nas extremidades dos dedos, dilatações semelhantes a ventosas.

Os urodelos: são representados pelas salamandras. Esse grupo de anfíbios, que é raro no Brasil, apresenta cauda, corpo alongado, quatro membros e sua aparência são semelhantes à de um réptil. 
  
 
Os ápodes: são animais conhecidos como cecílias ou cobras cegas. Embora recebam esse nome, esses animais não são serpentes.



RÉPTEIS

  1. Características gerais:

R: Os répteis são independentes da água para reproduzir, pois seus ovos têm casca protetora.
Tem respiração pulmonar, são ectotermicos, maioria ovípara, e a fecundação interna, algumas cobras vivipara (não bota ovo ) outras são ovovivíparas

  1. Importâncias dos ovos com a casca:

. A casca do ovo protege o embrião e contém água e alimento para seu desenvolvimento.

  1. Grupos:

*lacertílios: incluem os lagartos, lagartixa domestica iguanas e camaleão.

*os quelônios: são as tartarugas, cágados e jabutis. A características mais marcantes desses é o grupo é a presença de uma carapaça dura que os protege contra predadores

*os crocodilianos: são os jacarés e crocodilos podem ser encontrados na água doce e nas proximidades dos mares.

*os ofídios: são as serpentes algumas tem glândulas de peçonha, como o jararacas,a cascavel e a cobra-coral.
.


As aves







  1. As características para o vôo

R: Para que o vôo seja possível , as aves apresentam diversas característica. Algumas dessas adaptações são membros anteriores transformados em asas recobertas por penas. Presença de quilha ou carena peitoral responsável pelos batimentos das assas durante o vôo. Presença de ossos pneumáticos, que são ossos ocos, preenchidos de ar. O esqueleto das aves precisam de muito gás oxigênio para gerar energia durante o vôo
Ausência de dentes o que contribui para a leveza corporal presença de sacos aéreos que maximizam a capacidade respiratória das aves e contribuam para a leveza corporal. Presença de sacos aéreos que, maximizam a capacidade respiratória das aves e contribuam para leveza corporal. Apresentam intestinos reduzidos e evacuam durante o vôo